Outubro Rosa

Outubro Rosa Centro Clínico Mãe de Deus

O mês do Outubro Rosa está iniciando e precisamos tocar neste assunto.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização mundial que tem como objetivo principal alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e
do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.
O nome da campanha remete à cor do laço, que é um símbolo internacional usado na luta, conscientização e prevenção do câncer de mama. A data é celebrada
anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de
tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Atualmente, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, representando quase 25% de todos os casos de câncer.

Região sul tem uma das maiores incidências de câncer de mama no Brasil
Com exceção dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, o que mostra sua
relação com estilos de vida e ambientes mais urbanizados. As maiores taxas de mortalidade são observadas na Região Sul e nos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de
Pernambuco (dados do INCA).

Os Principais Sinais e Sintomas do Câncer de Mama são:

Fatores de risco e de proteção

Não há uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. O risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, especialmente a partir dos 50
anos.
Manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. O ato de amamentar
também é um fator protetor.

A importância do diagnóstico precoce e da mamografia

O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Segundo estudos, diagnosticar o câncer precocemente aumenta
significantemente as chances de cura, em torno de 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
(Fonte: Inca – Instituto Nacional do Câncer).
Além do exame de toque, a mamografia é o principal método para o rastreamento da doença, e recomendado pela OMS e Ministério da Saúde para mulheres entre 50 e 69
anos, a cada dois anos.
Faça exames regularmente e se detectar qualquer sintoma, procure um médico ou uma unidade de saúde.
Vamos abraçar e tocar esta causa. Ajude a conscientizar amigas e familiares compartilhando essa matéria!

OutubroRosa

CentroClínicoMãedeDeus

Assista abaixo o vídeo com dicas e informações fornecidas pelo Dr. Alexandre Olmedo – Médico Mastologista do
Centro Clínico Mãe de Deus: