Central de Marcação de Consultas:

Atendimento das 07h às 19h45

(51) 3230-2600
Dia Mundial da Psoríase
O Dia Mundial da Psoríase é celebrado anualmente em 29 de outubro. A data tem o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre o que é a psoríase, uma doença crônica, não transmissível e que não tem cura.  

Muitas pessoas ainda sofrem preconceito por causa da psoríase, o que causa um grande desconforto e constrangimento nas pessoas que têm essa doença, as quais muitas vezes precisam procurar ajuda psicológica para lidar com a sua condição. 

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza todos os anos a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, que visa combater a falta de informações sobre a doença, um dos principais problemas para o preconceito e ignorância da população. 

O Dia Mundial da Psoríase surge justamente para tentar solucionar esta questão. 

O que é Psoríase? A Psoríase foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença inflamatória crônica, grave e não transmissível. 

Atualmente, ainda não há uma cura para a doença, no entanto existem muitos tratamentos que, dependendo do tipo de psoríase, pode ajudar a aliviar bastante os sintomas desagradáveis. 
Os sintomas da psoríase são lesões na pele, descamações e vermelhidões. Normalmente, o tratamento indicado pelos médicos é a fototerapia (exposição a radiação ultravioleta) e remédios imunomoduladores. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004, reconheceu através de comunicado que a psoríase é uma doença grave a incapacitante, justamente por prejudicar a qualidade de vida do indivíduo. 

Como dito, no Brasil as campanhas do Dia da Psoríase são coordenadas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que de acordo com último levantamento, estima que cerca de 3% da população brasileira tenha psoríase.

Para realizar o tratamento é recomendado a consulta prévia com um profissional médico dermatologista. Para agendar com um profissional do Centro Clínico Mãe de Deus basta acessar esse link ou ligar para o fone (51) 32302600.

Lembrando, que a Psioríase não é contagiosa e requer atenção para que não haja preconceito com quem possui a doença! 

Estas são dicas do Minuto Saúde do Centro Clínico Mãe de Deus, desde 1996 cuidando da sua saúde!

Fonte: Calendarr Brasil