Central de Marcação de Consultas:

Atendimento das 07h às 19h45

(51) 3230-2600
Dicas rápidas de como fazer o autoexame das mamas!
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. 

Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

O autoexame é uma medida importante para identificar nódulos de um possível câncer de mama. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual.

  • Observando: Fique em pé, em frente ao espelho e observe o bico, a superfície e o contorno das mamas; posteriormente, levante os braços e note se com o movimento, aparecem alterações de contorno e superfície das mamas;
  • Apalpando: A mão direita deverá apalpar a mama esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos;
  • Nas axilas: apalpe-as na busca de nódulos - podem ser dolorosos ou não, se encontrar, busque atendimento de um especialista;
  • Mamilos: comprima-os da base à ponta na busca de alguma secreção. Secreções sanguinolentas merecem avaliação médica.
A melhor forma de identificar estas alterações é procurar um mastologista e fazer o autoexame regular da mama, pois ajuda a mulher, e o homem, a entender melhor a anatomia da sua mama ao longo do tempo, permitindo identificar pequenas alterações logo que surjam.  

Qualquer pessoa pode desenvolver um câncer de mama, seja homem ou mulher, sendo que apresentam maior risco as pessoas com:
  • Idade maior que 50 anos;
  • Histórico familiar de câncer de mama;
  • Obesidade e estilo de vida sedentário;

Previna-se! Existem testes que podem ser feitos e que ajudam a identificar a alteração mesmo antes do câncer surgir, dando a oportunidade de evitar o câncer.

Para agendar com um especialista do Centro Clínico Mãe de Deus acesse esse link, ou ligue para nossa Central de Marcação de Consultas f.(51)3230-2600.

Estas são as dicas do Minuto Saúde, desde 1996 cuidando da sua saúde!