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Gordura Saturada, o que é?
Gordura Saturada é o tipo de gordura que aumenta o colesterol ruim (LDL), consequentemente aumentando o risco de doenças cardíacas. Para evitar o colesterol ruim, o ideal é evitar alimentos que possuam gorduras saturadas e optar por alimentos que contenham gorduras insaturadas. 

Na semana do combate ao colesterol, o CCMD traz aos leitores exemplos de alimentos que possuem gorduras ruins (saturadas) e gorduras boas (insaturadas), para você conhecer as diferenças e adotar uma dieta mais saudável!

Mas, primeiramente, você sabe o real significado do colesterol para as nossas vidas? O colesterol é uma espécie de gordura fundamental para nosso organismo, principalmente por ser um componente das membranas celulares. Como ele é transportado pelas proteínas, essa combinação é denominada de lipoproteínas - formando-se assim dois tipos de colesterol: o "bom" e o "ruim". 

LDL - Lipoproteína de baixa-densidade: é o colesterol ruim, um vilão terrível para a saúde, pois transporta o colesterol para suas células e tecidos. 
Esse colesterol é oriundo de uma alimentação rica em gorduras Saturadas.

HDL - Lipoproteína de alta-densidade: é o popular colesterol bom. É aquele que faz o transporte do colesterol dos órgãos, levando-o até o fígado, para que ele o descarte do organismo. Esse colesterol é oriundo de uma alimentação rica em gorduras Insaturadas. 

Agora vamos conhecer alimentos que possuem gorduras saturadas e que contribuem para o colesterol ruim (LDL):
  • Bacon, linguiça, toucinho;
  • Salame;
  • Salsicha;
  • Carne gorda;
  • Manteiga;
  • Banha;
  • Nata;
  • Queijos amarelos;
  • Leite integral;
  • Frutos do mar;
  • Vísceras;
  • Biscoitos industrializados
  • Doces;
  • Chocolates;
  • Pipocas de micro-ondas;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de dendê;
  • Pizzas;
  • Fast foods em geral.
Agora vamos conhecer alguns exemplos de alimentos que possuem gorduras Insaturadas e que contribuem para o colesterol BOM (HDL):
  • Linhaça e Gergelim;
  • Castanha-de-Caju e Castanha-do-Pará;
  • Azeite de Oliva Extra-Virgem e Azeitona;
  • Óleo de Canola e Óleo de Soja;
  • Abacate;
  • Peixes. 
O nosso corpo é um universo complexo e difícil de entender. Mas com acesso a pequenas informações podemos melhorar nossa qualidade de vida adotando uma alimentação mais saudável! Por isso, o CCMD recomenda uma alimentação com base na redução de gorduras, ou somente gorduras insaturadas!
  1. Prefira alimentos desnatados ou semidesnatados (leite e iogurtes);
  2. Queijos brancos são os que mais contribuem para a saúde, como ricota, queijo de minas, queijo quark, etc.;
  3. Se você gosta de maionese, requeijão, nata, manteiga, margarina, dê preferência às versões light;
  4. Opte por carnes magras, frango sem pele e sem gordura aparente;
  5. E por fim, produtos industrializados já carregam gorduras que não podemos selecionar, então prefira produtos orgânicos. 
Informação importante: Pessoas com intolerância a glúten, lactose; pessoas com diabetes ou alérgicos a algum dos alimentos citados acima, não devem consumi-los. Consulte seu profissional de saúde e converse sobre o tema! Para agendar com um profissional do Centro Clínico Mãe de Deus acesse esse link

Estas são as dicas do Minuto Saúde do Centro Clínico Mãe de Deus, desde 1996 cuidando da sua saúde!

Vamos combatero o colesterol?