Câncer Colorretal e Câncer de Rim

Acompanhe abaixo os dois temas de saúde:

Câncer Colorretal:

Câncer colorretal é um tumor maligno que se instala no reto do intestino grosso. É o terceiro mais frequente entre os homens, logo após do câncer de próstata e de pulmão. O
câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, isto é, no cólon ou em sua porção final, o reto.

Sintomas:

Silencioso – o câncer colorretal causa sintomas, em geral, apenas em estágios mais avançados –, as principais alterações que devem chamar a atenção do paciente são:
• Presença de sangue nas evacuações, seja sangue vivo ou escuro, misturado às fezes, com ou sem muco.
• Sintomas irritativos, como alteração do hábito intestinal que cause diarreia crônica e necessidade urgente de evacuar, com pouco volume fecal.- Sintomas obstrutivos,
como afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, constipação persistente de início recente, cólicas abdominais frequentes associadas a inchaço
abdominal.
• Sintomas inespecíficos, como fadiga, perda de peso e anemia crônica.
Preste atençaõ aos sintomas:
• Emagrecimento sem motivo
• Sangue nas fezes
• Anemias de repetição
• Cansaço e indisposição sem razão
• Mudanças nos hábitos intestinais sem motivo (diarreia frequente ou constipação).
Procure um profissional médico se perceber alguns destes sintomas.

Principais fatores de risco:

• Sedentarismo;
• Obesidade;
• Ingestão excessiva de alimentos gordurosos e industrializados;
• Consumo de álcool excessivo;
• Consumo de alimentos defumados, carne vermelha. Pouca ingestão de frutas, grão e legumes;
• Tabagismo.

Câncer de Rim:

Os rins são responsáveis por eliminar substâncias metabolizadas pelo organismo, manter o equilíbrio de água e sais do corpo, fabricar hormônios que estimulam a produção
de glóbulos vermelhos, além de ajudar na regulagem da pressão arterial.

O que é câncer de rim?

O câncer de rim representa 2-3% das neoplasias malignas do adulto. No Brasil, estima-se uma incidência de aproximadamente 4.200 casos novos/ano, sendo 2 vezes mais
frequente nos homens que nas mulheres na faixa etária de 50 a 70 anos de idade.
Existem vários tipos de câncer de rim, mas o mais comum deles é uma consequência da transformação das células dos túbulos que formam os néfrons, que passam a se
proliferarem de forma anormal e ganham a capacidade de invadir o órgão e até, em alguns casos, circular pelo corpo e produzir tumores em outras partes do corpo
(chamado de metástase).

Quais são os fatores de risco?

Obesidade, elevado índice de massa corpórea, hipertensão arterial, tabagismo, uso de antihipertensivos, dietas ricas em gorduras saturadas e carnes vermelhas, além de
história familiar desta neoplasia ou de síndromes hereditárias de risco para câncer de rim, como a síndrome de von Hippel- Lindau e esclerose tuberosa. Além disso, pacientes
com insuficiência renal crônica em uso de hemodiálise estão sob um maior risco de desenvolver câncer de rim. Ainda, compostos químicos como asbestos, cádmio, solventes
orgânicos, pesticidas e toxinas fúngicas.

Quais são os sinais e sintomas?

O câncer de rim pode gerar sangramento na urina (hematúria) e dor na parte lateral da barriga. Como ele é um órgão que se localiza mais profundamente na barriga,
sintomas mais intensos e possiblidade de palpação do câncer só ocorrem quando a doença está mais avançada. Muitos casos são descobertos já com metástases e os
sintomas podem ser decorrentes mais da metástase do que do próprio tumor no rim. Metástase no pulmão pode causar tosse seca, cansaço e falta de ar, por exemplo.
Discuta sobre o tema e procure sempre realizar consultas preventivas para as duas áreas de cuidados médicos.